Voltado à educação e ao incentivo à leitura, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia começa hoje (7) em Florianópolis

Por Priscila Dalagnol

A partir deste domingo (7), Florianópolis sedia a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. De 7 a 10 de julho, no Centro de Convenções da capital, o CentroSul, profissionais de todo o Brasil devem participar de três grandes conferências, com os bibliotecários e consultores estrangeiros Stephen Abram (Canadá) e Klaus Werner (Alemanha), além da brasileira Marta Pomim Valentim, doutora na área, professora de graduação e pós-graduação, e coordenadora do projeto de pesquisa ‘Percepções do valor da informação: a importância da gestão da informação e do conhecimento em ambientes empresariais’.

Já na abertura oficial do 25º CBBD, prevista para às 19h deste domingo, falarão ao público a presidente da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), Ingrid Parent, e o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura, José Castilhos Marques Neto. Destaque para o lançamento da campanha nacional “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero”, uma iniciativa da FEBAB, que pretende incentivar a instalação de pelo menos uma biblioteca pública em todas as cidades brasileiras, com o objetivo de conscientizar o cidadão acerca de seu direito a bibliotecas que atendam suas necessidades de informação, sejam elas voltadas ao lazer, à cultura, ou à educação continuada e o exercício pleno da cidadania.

A programação vespertina também vai contar com diversos convidados que formarão ao final de cada conferência, mesas redondas destinadas ao debate do tema central do evento: “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação”. Dentre eles, estarão presentes Gil Giardelli, especialista em assuntos digitais e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Carlos Cecconi, bibliotecário e integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil; e Fernando Gabriel Gutiérrez, da Universidade argentina de Luján, que deve abordar os novos dispositivos e aplicações móveis de leitura, como por exemplo, os e-books.

Nesta edição, o Congresso também homenageará a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina, em comemoração aos 40 anos dos dois cursos de Biblioteconomia do estado, oferecidos pela UFSC e pela UDESC.

Em período integral, estará à disposição do público uma feira de produtos e serviços nos estandes expositores. Haverá ainda espaço, durante todas as manhãs, para reuniões e visitas técnicas às bibliotecas de Florianópolis além de workshops, fóruns temáticos e comunicações de trabalhos orais e pôsteres, através de apresentações onde os participantes poderão adquirir novos conhecimentos, socializar melhores práticas, e refletir em torno dos avanços científicos e tecnológicos observados na área, assim como os seus impactos sobre os profissionais e a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação.

O evento é realizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).