Trabalhos

Agenda das Comunicações Orais e Posteres

TRABALHOS APROVADOS

Temática l  -   Tematica II -  Temática III -  Temática IV - Temática V

Chamada de Trabalho para o XXV CBBD – 2013

Submissões encerradas.

Apresentação

O XXV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

O evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões plenárias com palestras e conferências; Sessões temáticas e Mesas redondas, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das Bibliotecas, da Informação e dos Usuários e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, das Tecnologias de Informação e Comunicação para a organização e acesso à informação, Transcompetências: diferenciais do usuários e do profissional da informação, as Bibliotecas e serviços de informação num cenário de transformações e a sustentabilidade. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central:

Bibliotecas, Informação, Usuários –Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação 

As Áreas Temáticas definidas e os Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos encontram-se disponíveis a seguir.


1  TEMÁTICAS DO XXV CBBD 2013

Temática I:  Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente
Especificidade e aplicabilidade em Bibliotecas e Serviços de informação. Características das tecnologias versus ambientes de informação e seus usuários. Relações profissionais e pessoais em ambiência digital. Políticas, metodologias e aplicativos para gestão e curadoria de acervos bibliográficos, memoriais e institucionais. Aplicações 2.0 e experiências em redes sociais online. Livros e leitura digitais e portabilidade. Competências e tecnologias na era digital. Avaliação da usabilidade de recursos de tecnologias da informação.

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação
Competências na ambiência das Bibliotecas e Serviços de Informação. Formação dos profissionais da informação. Metacompetências e transcompetências em Bibliotecas e Serviços de Informação. Competências de acesso e uso da informação para a construção do conhecimento. Perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre Competências em informação. Advocacy. Defesa de interesses, engajamento, ativismos e atuação dos profissionais da informação.

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade
Inovação e sustentabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Projetos e alianças estratégicas. Compromisso social e responsabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Promoção do desenvolvimento sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Requisitos e valores para uma economia sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Bibliotecas Verdes. Avaliação de bibliotecas e serviços de informação.

Temática IV: Bibliotecas Públicas: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Públicas do III Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas.

Temática VBibliotecas Escolares: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Escolares  do 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.

Obs. Os trabalhos referentes às temáticas IV e V também constarão dos Anais do XXV CBBD


2  PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Avaliação dos trabalhos:

Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXV CBBD.

2.2 Procedimento:

Os trabalhos científicos para avaliação deverão ser submetidos exclusivamente pela Internet, até as 24h (horário oficial de Brasília) do dia 14 de abril de 2013. Antes da submissão, um dos autores deve estar cadastrado no sistema, o que pode ser feito através do link: “Cadastro”. Após o cadastro, o autor deve “iniciar sessão” e poderá submeter o trabalho por meio do link “Submissão de Artigo”, obedecendo as normas específicas do formato dos trabalhos. O artigo a ser submetido deve estar no formato “pdf”. Veja como converter seu arquivo para PDF. Os trabalhos deverão ser enviados sem a identificação dos autores, segundo o Modelo do artigo. Para facilitar a formatação, disponibilizamos também o formato word. Porém, no momento de cadastrar os metadados no sistema, é necessária a inclusão de todos os autores do trabalho os dados de filiação institucional.

Cada autor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos, sendo que a contagem do número de trabalhos não distingue autoria de co-autoria. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito e que o mesmo não poderá ser apresentado em mais de uma área temática. O número máximo de autores nos trabalhos é 5 (cinco).

É importante observar as instruções de formato dos trabalhos, pois previamente será realizada uma avaliação dos conteúdos, verificando o cumprimento da formatação exigida. Não serão aceitos arquivos infectados com vírus.


2.3 Prazos para envio dos trabalhos completos:

  • Até 14 de abril de 2013 – Envio dos trabalhos/pôsteres completos.

Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line da inscrição preliminar por meio do sistema disponível no site do evento. A confirmação de participação será efetivada com o pagamento do boleto bancário que deve ser impresso por meio do sistema on-line. O sistema permite acompanhar as inscrições e os pagamentos efetivados.


2.4 Tipos de trabalhos a serem aceitos para o XXV CBBD:

Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Pôsteres.


2.4.1 Formas de apresentação dos trabalhos:

Os trabalhos poderão ser apresentados na Forma de Comunicação oral ou Pôster, e a escolha deverá ser indicada no Formulário de Submissão de Trabalho quando do envio.

2.4.2 Normas de padronização para o trabalho:

Todos os trabalhos a serem apresentados devem contemplar as exigências das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e das seguintes normas da ABNT:

  • NBR 6022:2003 – Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação;
  • NBR 6023:2002 – Informação e documentação: elaboração de referências;
  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;
  • NBR 6028:2003 – Resumo (Tipo Informativo);
  • NBR 10520:2002 – Informação e documentação: citações em documento Apresentação.

2.4.3 Trabalhos técnico-científicos, relatos de experiência e resumos expandidos

2.4.3.1 Formato

a)      os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 9 a 15 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;

b)      os relatos de experiência deverão conter de 7 a 10 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;

c)      os resumos expandidos deverão conter de 2 a 4 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;

d)      digitado em papel tamanho A/4, na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, fonte Arial, 12;

e)      tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11);

f)        entrelinha e espaçamento de 1,5 cm;

g)      margens superior e esquerda de 3 cm; margens inferior e direita de 2 cm;

h)      paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;

i)        notas: devem ser colocadas no rodapé;

j)        cabeçalho: a margem superior centralizada deve possuir um cabeçalho com a seguinte frase: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013. A letra deve ser Arial, tamanho 10, exatamente conforme o modelo de artigo disponível no site;

k)      título: deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Arial tamanho 12, em negrito, primeira letra em maiúscula e demais letras em minúscula;

l)        resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

m)    palavras-chave: Uma linha abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três palavras-chave a cinco palavras, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas, separadas entre si pelo ponto final (.).

n)      área Temática: uma linha abaixo das palavras-chave, deve ser informada a área temática do artigo.

  • o)      títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial tamanho 12,em negrito. Otítulo da primeira seção deve ser posicionado duas linhas abaixo da área temática.

p)      corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar  abaixo do título das seções, deixando entre eles uma linha em branco. O corpo de texto utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 cm e entrada de parágrafo (primeira linha) de1,25 cm, exatamente como este parágrafo.

-  No caso do uso de listas, o marcador disponível deve ser alíneas (letras: a), b), c) … ou 1., 2., 3. …);

q)      nomes dos autores: Não deverá haver identificação dos autores no trabalho. A identificação dos autores do artigo, em qualquer parte, acarretará na desclassificação do mesmo. Deve haver cuidado especial em retirar as identificações constantes nas propriedades do arquivo (menu arquivo/propriedades/resumo). Sugerimos que, após a conversão para o formato pdf, os autores verifiquem este quesito, acessando as propriedades do documento;

r)        as citações longas (mais de três linhas), as notas de rodapé, as legendas das ilustrações e/ou tabelas,  resumo, palavras chaves e a área temática devem ser digitadas com espaçamento simples;

s)      as referências devem ser digitadas com espaço simples e e separadas entre si por um espaço em branco simples, conforme NBR 6023:2002;

t)        os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucedem por um espaço em branco de 1,5 cm;

u)      os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precedem e que os sucedem por um espaço em branco de 1,5 cm.

2.4.3.2 Comunicação oral:

  • 15 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos.
  • 15 minutos para os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres.
  • Após a apresentação de cada trabalho, a plateia terá 5min para perguntas.

Nota: O centro de convenções de computador com datashow e projeção de vídeo.

2.5 Resumos expandidos para apresentação em pôsteres

2.5.1 Elementos

Os resumos expandidos devem incluir os seguintes elementos:

a)       Introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa, os objetivos do trabalho e as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s);

b)       Materiais e Métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra,técnicas,instrumentos e procedimentos de coleta dedados e procedimentos de análise;

c)       Resultados Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

d)       Considerações Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

e)       Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto, conforme NBR 6023.

Baixar Modelo do Resumo expandido

2.5.3 Apresentação

O pôster será em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou posterior), com, no máximo, 5 (cinco) slides.

Deverá ser auto-explicativo, contendo no primeiro slide: nome do evento; título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es), por extenso; nome e sigla da instituição de origem; nome da cidade, do estado, do país e seus respectivos endereços eletrônicos.
Duração da projeção do pôster

A projeção durará 10 minutos.

Sobre o apresentador:

O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho, conforme indicado no sistema de submissão do Evento e deverá ficar ao lado de seu trabalho enquanto ele estiver sendo projetado, dando oportunidade para os autores dos resumos expandidos interagirem com os interessados em sua contribuição.

Entrega do arquivo:   A Secretaria do Evento estará recebendo os arquivos a partir das 8h do dia 7 de julho.
Confirmação de presença do apresentador:
No dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer no local de sua apresentação para assinar a lista de presença. O apresentador que não comparecer terá sua apresentação cancelada.
Horário de realização da apresentação:As apresentações serão realizadas pontualmente no horário marcado, conforme  indicado no site do evento, a partir do dia 18 de junho de 2013

2.6. Aceitação dos trabalhos técnicos:

A Comissão técnico-científica do XXV CBBD encaminhará, até 20 de maio de 2013, comunicado de aceitação dos trabalhos para os respectivos autores.

Os autores de trabalhos selecionados devem confirmar sua participação mediante inscrição no XXV CBBD até 30 de maio de 2013, para que os mesmos possam ser incluídos no programa oficial e nos anais, conforme instruções on-line do sistema de inscrição.

Os trabalhos apresentados por autores colaboradores ou por outra pessoa, deverão antecipadamente, apresentar na Secretaria do Congresso, carta do autor principal com o nome da pessoa responsável pela exposição do mesmo.


Submissões encerradas.