Palestrantes

PALESTRANTES


INGRID PARENT – É bibliotecária na University of British Columbia e presidente  da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias-IFLA. Ela ocupou uma série de cargos no governo federal, e já trabalhou com os organismos internacionais, tais como: UNESCO. O futuro das bibliotecas e a era digital é o foco de seu trabalho. De 1994 a 2004 foi o Diretora Geral de Aquisições e serviços bibliográficos na antiga Biblioteca Nacional do Canadá, em seguida atuou como assistente do Ministério do Patrimônio Documental, Biblioteca e Arquivos do Canadá, responsável pelo desenvolvimento, descrição e preservação do patrimônio documental do País. Em junho de 2009 a IFLA anunciou que havia sido escolhida como presidente eleita para o mandato 2009-2011 e Presidente para o período 2011-2013. Ela é a segundo bibliotecária da Universidade UBC que teve uma carreira a nível nacional e internacional.

STEPHEN ABRAM – é  consultor de planejamento  e gestão de bibliotecas e para a indústria da informação, um renomado observador das tendências e inovação, autor do Blog Stephen’s Ligthouse. Foi presidente da Associação de Bibliotecário de Ontário, da Canadian Library Association e da Associação de Bibliotecas Especiais, recentemente nomeado Diretor Executivo da Federação de Bibliotecas Públicas de Ontário. Foi executivo  com posições de liderança internacional da Cengage Learning (Gale), SirsiDynix, Thomson, ProQuest Micromedia e IHS. Considerado pelo Library Journal como uma das 50 melhores pessoas que influenciam o futuro das bibliotecas. Foi várias vezes premiado. Ele fala internacionalmente em inovação, tecnologia, marketing e sucesso estratégico em bibliotecas e é autor de centenas de artigos e do best-seller editado pela ALA “’Out frontal com Stephen Abram: a guide for information leaders”.

GIL GIARDELLI – É um dos maiores especialistas brasileiros do mundo.com, com 14 anos de experiência na era digital. Gil é web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. Por onde passa, Gil difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas, e redes sociais. É professor na  Escola Superior de Propaganda e Marketing nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad Scholl, CIC-Centro de Inovação e Criatividade e da FIA-USP(Fundação Instituto de Administração), além de palestrar em mais de 600 eventos nacionais e internacionais como o TEDxSudeste, Tedx Porto Alegre, Encontro Internacional EducaRede em Madrid, entre outros. Curador das redes  Inovadores ESPM, Sou Empresário e Arca de Gentileza, Gil também promove a inovação digital através dos blogs da HSM e na Você S/A e da Gaia Creative, empresa de inteligência de mídias sociais e inovação do qual é atua como CEO.

BRUCE CROCCO - Bruce é vice-presidente da OCLC  de  Serviços de Biblioteca para as Américas. Ingressou OCLC em 2002 como Diretor de Marketing Global, vindo da Analytics NetMap em Columbus, Ohio, como Diretor de Gestão Global de Projetos. Bruce tem se concentrado em um olhar global sobre a construção de serviços cooperativos e atua em diferentes segmentos do setor de serviços de informação. Bruce é muito ativo nos círculos locais de tecnologia em Columbus, tendo um papel de liderança no Fórum para TechColumbus.                                                                                                                  

CARLINHOS CECCONI é bibliotecário. É gerente da assessoria técnica na Secretaria Executiva do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Foi analista de projetos do W3C Escritório Brasil, chefe de gabinete do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, quando também secretariou o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre e o I Planejamento Estratégico de Implementação de Software Livre na Administração Pública Federal. Atuou também em consultorias em diversas organizações para desenvolvimento de ambientes colaborativos na web. Integrante do Instituto de Inovação e Tecnologia na Gestão Pública e membro do júri do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública.

KLAUS ULRICH WERNER – Estudou Alemão e História,  fez o doutorado na Universidade de Freiburg. Após o treinamento como bibliotecário pesquisador em Freiburg e Colônia, ele trabalhou com publicação em Tübingen, ele já trabalhou em várias bibliotecas da Universidade Livre de Berlim desde 1991. De 2000-2005, ele foi gerente do projeto do novo edifício da Biblioteca de Filologia, chamado de “O cérebro e Berlin” pelo arquiteto Lord Norman Foster.  De 2007-2010, coordenou o planejamento de um novo projeto de integração de 24 bibliotecas departamentais em um novo prédio na Freie Universität. Ele é membro da Comissão do Instituto Alemão de Normalização da Construção de Bibliotecas e Arquivos desde 2006.  De 2007-2010 foi também Diretor da Associação Bibliotecária Alemã em Berlim. Ele é autor e editor de vários livros e artigos sobre prédios de bibliotecas e de gestão de bibliotecas que são os temas de suas palestras e desenvolve também atividades de ensino e consultoria.

REGINA CÉLIA BAPTISTA BELLUZZO – Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa; Gestão, Mediação e Uso da Informação; e do Programa de Pós-Graduação em TV Digital: Informação e conhecimento (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, bibliotecas universitarias, gestão da informação, sociedade do conhecimento e information literacy.

LUCY S.GREEN – Docente da Georgia Southern University, desde 2010, depois de concluir o doutorado em Tecnologia Educacional na Texas Tech University. Sua experiência inclui uma década de experiência no ensino na escola pública como professor em sala de aula, bibliotecária escolar e formadora de professores, especializada no ensino médio. Também atuou como instrutora de pós-graduação em tempo parcial na Texas Tech University. Como um ex-professora de música,  Lucy foi co-autora de vários composições musicais com seu marido, o compositor Brad Green, e continua a ser altamente envolvida  em programas comunitários para as artes. Seus atuais interesses de pesquisa incluem bibliotecários como parceiros no ensino, integração da Web 2.0 com a  instrução K-12, a Web 2.0 e aprendizagem da língua inglesa, repositórios de conhecimento e formação de professores. É membro da ALA, AASL e AECT.

EMIR JOSÉ SUAIDEN – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. É graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) na Universidad Carlos III de Madrid. Tem experiência na área de ciência da informação, principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação e gestão do conhecimento. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma politica de leitura. Essas mesmas atividades foram implantadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de Estudos para o Fomento do Livro na America Latina e no Caribe (CERLALC). Atualmente tem mandato de Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, instituto de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, é membro do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, da Fundação Biblioteca Nacional, é Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MASP), membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Em 2011 foi incluído no Whos Who in the World 2011, a Whos who in America Publication, Marquis Whos Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em: http://www.marquiswhoswho.com.

MARTA LIGIA POMIM VALENTIN -Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação e gestão do conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional’. Coordena o projeto de pesquisa ‘Percepções do valor da informação: a importância da gestão da informação e do conhecimento em ambientes empresariais’. Organizadora autora de vários livros na área.

JOHN D. SHANK – Bibliotecário;Desenhista Instrucional,  diretor do Centro de Aprendizagem e Ensino no Penn State Berks College. Antes de sua nomeação em julho de 2001, ele ocupou cargos na Bryn Mawr, Haverford e Montgomery County Community College. Suas responsabilidades incluem ensino, administração, pesquisa e serviço. Ele ensina Comunicação e Tecnologia da Informação e Cultura e Tecnologia. Desenvolveu o Currículo do  Programa de Tecnologia Educacional em Grant Berks em 2002 e desde aquela época já dirigiu mais de 90 projetos de subsídios que foram atribuídos a 60 professores, inicialmente, impactando mais de 100 cursos e mais de 3500 alunos. Estas iniciativas se concentram em melhorar o ensino centrado no aluno e ambiente de aprendizagem. Seus interesses de pesquisa incluem o papel, uso e impacto das tecnologias educacionais no ensino superior e bibliotecas acadêmicas. Fez centenas de apresentações em conferências, reuniões, webinars e workshops. Além disso, ele é autor e co-autor de um livro, capítulos de livros e artigos que focam a integração da biblioteca na aprendizagem de sistemas de gestão, Objetos de Aprendizagem (Digital / Materiais de Ensino Interativo), e o desenvolvimento da  posições do bibliotecário atuando com desenho instrucional. Ele é o co-fundador e Advisory Board Co-Chair do Bibliotecário Blended Comunidade On-line (http://www.blendedlibrarian.org/), bem como um revisor para o Jornal Colégio & Research Libraries.

CELIA REGINA SIMONETTI BARBALHO – Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora visitante senior do Centro de Biotecnologia da Amazonia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de informação com foco na inteligencia organizacional e na gestão do conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, planejamento estratégico, biblioteconomia e gestão da informação.
FERNANDO GABRIEL GUTIERRÉZ – Mestre em Redes Sociais e Aprendizagem Digital (UNED), Especialista em Educação e Novas Tecnologias (FLACSO), Lic. em Ciêcias da Comunicação (UBA), Bibliotecário (Instituto Mignone), Bibliotecário  do Instituções de Ensino (Instituto “Ciudad de Mercedes”). Bibliotecário na Universidad Nacional de Luján. Docente de matérias relacionadas com Tecnologias em Bibliotecas do Instituto Mignone de Luján. Coordenador de Webinars em SocialBiblio, comunidade virtual de aprendizagem de gestão da informação. Coordenador e blogger de Redes Sociais em “Infotecários”. Capacitador e formador de bibliotecários em tecnologias web no âmbito latinoamericano.